sábado, 11 de outubro de 2008

Resenha do filme Edukators

Por: profº Henrique
Longa alemão lançado em 2004, dirigido por Hans Weingartner, os educadores (tradução do título para a língua portuguesa) é um filme que realmente tem muito a nos ensinar.

Aparentemente supérfluo e pequeno-burguês, Edukators, se revela um filme belo e inusitado. Os diálogos são bastante reflexivos, algo que me fez perder o sono.

A história central é de três jovens; Peter, Jan e Jule (os educadores), são jovens militantes que lutam por uma sociedade mais justa e igualitária. Rebeldes contemporâneos que expressam sua indignação de forma pacífica e criativa.Os educadores entram em mansões mudam os movéis de lugar, fazem muita bagunça, porém não roubam nada. Por fim, deixam um recado para o proprietário: “seus dias de farturas estão acabados”, ou, “você tem grana de mais”.

No entanto o grupo se vê forçado a mudar seus métodos de ação por conta de algo inesperado. Em uma dessas invasões, Jule esquece seu celular na mansão e ao retornar para buscá-lo é surpreendida pelo proprietário. Sem outra alternativa no momento, os educadores o seqüestram.

O homem é na verdade Hardemberg, um burguês egocêntrico, com o qual Jule havia se envolvido em um acidente de transito. A garota foi processada e condenada a pagar 100 mil euros para cobrir os gastos com sua Mercedes. O carro que na verdade significa pouco para o magnata Hardemberg, muda completamente a vida de Jule, que para saldar sua divida, tem que mudar de apartamento e se vê obrigada a trabalhar arduamente por longos anos sem expectativa alguma de usufruir dos “frutos do seu trabalho”.

O grupo de jovens leva Hardemberg para uma casa de campo e durante o tempo que convivem juntos, muitas revelações são feitas. O magnata conta que também já foi rebelde e queria mudar o mundo. Exatamente neste ponto se encontra a essência do filme,permitindo-nos uma reflexão sobre o processo de cooptação e adaptação que o sistema exerce sobre revolucionários de outrora, que transformam-se nos conservadores de hoje.

Em um desfecho surpreendente - Edukators - mostra que algumas pessoas nunca mudam!

Nenhum comentário: