sábado, 22 de novembro de 2008

Hair Spray - Uma agradável surpresa

Por: profº Henrique
Devo confessar a existência de um certo preconceito da minha parte antes de assistir este filme. Por dois motivos: primeiramente pelo gênero (musical), que não raro se transforma em algo cômico, quando não trash. Mas principalmente, pelo fato de John Travolta aparecer no papel de uma senhora gorda, algo que me remetia a filmes como O Professor Aloprado (arghh) e Vovozona.

Valeu a pena arriscar! Hair Spray é um filme divertido, com ritmo contagiante e excelente conteúdo. John Travolta está muito bem na trama e seu personagem ao contrário do que pensei, é irônico, porém sutil, em nenhum momento é apelativo ou cai no ridículo.

A história se passa em Baltimore, uma pequena cidade dos Estados Unidos, durante os anos 60. Época de profundas mudanças no comportamento da juventude e de transformações sociais.

Tracy uma adolescente gorda, fora dos padrões de beleza, sonha com a possibilidade de participar do programa de TV – The Corny Collins Show – um programa com música e dança, sensação entre a juventude da época. Para surpresa de todos, a gordinha é escolhida para participar da atração. Embora, sem o aval dos diretores da emissora e da produtora Velma (interpretada por Michelle Pfeiffer).

Ironicamente a menina se transforma em um fenômeno de popularidade, uma vez que a grande massa de excluídos se identifica com sua imagem. A garota também se aproxima dos negros, em uma época que estes apareciam na TV apenas uma vez por ano.

A ascensão desta “ralé” incomoda muita gente, e os conservadores tentam acabar definitivamente com a barbárie expulsando os negros do programa. De forma ingênua, embora com firmeza admirável, Tracy aos poucos vai se transformando em uma ativista.

A temática de Hair Spray é atemporal e universal, pois aborda uma problemática fundamental nos dias de hoje que é o respeito e o convívio com as diferenças.

Vale apena registrar as excelentes atuações da simpática Queen Latifah e Christopher Walken que junto com John Travolta (Edna) protagonizam um casal não muito convencional.